Elaboramos diversos Laudos Técnicos e Programas para atendimento das legislações, sendo alguns citados abaixo:
Este Laudo Técnico visa avaliar a exposição aos agentes físicos, químicos ou biológicos relacionados na Norma Regulamentadora n.15 e seus Anexos que são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores durante a execução de suas atividades/tarefas.
Este Laudo Técnico visa avaliar as atividades desenvolvidas e possíveis acessos em áreas de riscos existentes no ambiente de trabalho, desde que relacionadas na Norma Regulamentadora n.16 e seus Anexos. Este Laudo tem como objetivo classificar ou não a atividade como perigosa, possibilitando aos trabalhadores enquadrados o recebimento do adicional previsto.
O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é um documento estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às empresas, com o objetivo de caracterizar a efetiva exposição do segurado a determinados agentes nocivos à saúde, conforme previstos no anexo IV do Decreto nº 3.048/99, para fins de reconhecimento de atividade exercida em condições especiais e, sobretudo, o direito à aposentadoria especial. É neste Laudo que existem todas as informações corretas para o atendimento e envio dos Eventos S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho, que por sua vez são os registros das exposições a agentes nocivos e o exercício das atividades descritos na “Tabela 24 – Agentes Nocivos e Atividades – Aposentadoria Especial” do eSocial.
O objetivo da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), estabelecida pela NR-17, é analisar as condições de trabalho, sob os aspectos da Ergonomia, visando fornecer subsídios para a empresa implementar mudanças em sua organização e método de trabalho.
A AET identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteosmusculares Relacionados ao Trabalho).
Segue abaixo as Ferramentas e Metodologias aplicadas pelo nosso time:
• CheckList de Couto;
• Entrevista Pessoal com trabalhadores e chefia,
para compreender detalhes de cada tarefa;
• Observação “in loco” de cada setor para identificar qualitativamente os riscos ergonômicos (Tor-Tom);
• Niosh para carregamento manual de pesos;
• Método Rula;
• Método Moore e Garg, dentro outros.